Como dizia Jânio Quadro: "ONDE ESTÁ O POVO QUE NÃO SE LEVANTA?".Finalmente, está neste país e a cada dia acordando melhor! Vamos lutar contra as injustiças e os péssimos políticos e iremos em 2014 fazer a nossa revolta política nas urnas!
Decisão de rejeitar proposta sobre o poder de investigação do Ministério Público aconteceu devido à pressão popular. Em outra votação, 75% dos lucros do petróleo irão para a educação e 25% para a saúde.
A Câmara dos Deputados rejeitou na noite desta terça-feira (25/06) em votação especial da chamada "agenda positiva" (criada no Congresso para responder aos protestos que tomaram todo o país e várias cidades no exterior nas duas últimas semanas), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37.
Na mesma noite também foi aprovado o destino dos royalties do petróleo: o projeto de lei que tramitou na Câmara destina 75% dos recursos para a educação pública, com prioridade para a educação básica, e 25% para a saúde.
Derrubar a PEC 37 era uma das principais reivindicações dos manifestantes que vão às ruas no Brasil para protestar contra a corrupção, o gasto excessivo do governo com obras da Copa do Mundo de futebol e a falta de infraestrutura no país, entre outros. A PEC 37 limitava os poderes de investigação do Ministério Público, que seria responsável apenas por denúncias na fase judicial de processos. Pelo texto da proposta, investigações seriam exclusividade das polícias Federal e Civil. Por esse motivo, a proposta foi apelidada de "PEC da impunidade".
A PEC 37 – que já tinha sido aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e numa comissão especial –, foi rejeitada por 430 votos. Nove deputados votaram a favor e houve duas abstenções. A proposta será arquivada.
O autor da proposta, o deputado e delegado Lourival Mendes (PT do B-MA) foi o único que defendeu a aprovação da proposta e disse que "um erro de percurso" fez com que a PEC 37 fosse interpretada como "nefasta".
O jornal O Estado de S. Paulo ainda citou avaliação do deputado Walter Feldman (PSDB-SP), que afirmou que a rejeição da PEC não teria acontecido "sem as ruas", já que, para ele, no mínimo 70% dos deputados teriam apoiado a aprovação da PEC. Segundo o diário, a aprovação só foi possível porque partidos entraram em acordo para votar projetos que regulamentam os procedimentos de investigação do MP, mais adiante.
Destino dos lucros do petróleo
Derrubar a PEC 37 era uma das principais reivindicações dos protestos no Brasil
Segundo a Agência Brasil, o governo queria que 100% dos royalties do petróleo fossem destinados à educação, mas houve acordo entre lideranças partidárias para usar um quarto dos lucros para a saúde. União, estados e municípios terão que aplicar o dinheiro nos dois setores. O projeto segue para votação no Senado em regime de urgência.
O projeto desta terça-feira prevê que sejam usados não só os recursos de contratos futuros e de rendimentos de aplicações do Fundo Social do Pré-Sal, como queria o governo, mas também recursos dos contratos que já existem, mas que ainda não começaram a exploração. Metade de todos os recursos do Fundo Social do Pré-Sal (reserva de petróleo e gás no litoral sudeste brasileiro) também devem ser aplicados na educação, até que se atinja o percentual de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para o setor.
Assim, de acordo com deputados ouvidos pela imprensa brasileira, em vez de R$ 25 bilhões que o texto antigo queria transferir para a educação nos próximos dez anos, o texto novo deverá garantir R$ 280 bilhões para os dois setores.
FIFA
A Câmara dos Deputados também retirou na noite desta terça-feira um parágrafo da Medida Provisória 611 que liberava 43 milhões de reais para serviços de telecomunicações que seriam utilizados pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) durante o Mundial do ano que vem.
Manifestações também se voltam contra gastos excessivos com a Copa
Legisladores da oposição e da base aliada do governo reprovaram a permanência do parágrafo na medida provisória, dizendo que aprovar o trecho seria "ir contra as vozes das ruas". O único partido que votou contra a exclusão do parágrafo foi o PT (governo).
O parágrafo que foi retirado abria espaço para que o governo federal transferisse dinheiro público de maneira indireta, através do Ministério das Comunicações, para atender a uma exigência da FIFA. O líder do PT na Câmara, Arlindo Chinaglia, disse que parte desses recursos (cerca de 33 milhões de reais) já foi investida.
Além do parágrafo sobre a FIFA, a MP 611 abre uma linha extraordinária de crédito para que alguns ministérios atendam a diversas áreas, como fundos de garantia para colheitas, desenvolvimento sustentável em áreas rurais e ações de defesa civil, entre outros.
CN/ABr/dpa
ATENÇÃO! INVESTIGUEM OS NOVE POLÍTICOS QUE VOTARAM A FAVOR DA PEC 37 E DIGA NÃO A ELES NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES!
Uso de esteroides compromete fígado, rins, coração e cérebro- Correio da Bahia, 19/05/13.


  NÃO USE! NÃO ABUSE!
    Ser inteligente,  é isto? Pensem! Anabolizar-se, é matar a si próprio e esquecer do viver bem! Prof. Renato Bispo
CarmenVasconcelos
carmen.vasconcelos@redebahia.com.br

Ganhar um corpo sarado em um tempo recorde e reduzir a fadiga do treino. Essa é a meta de quem faz uso de anabolizantes. O que essas pessoas não sabem é que essas substâncias à base de esteroides causam um enorme dano à saúde em geral, especialmente ao fígado, coração e cérebro.
 

Uma pesquisa realizada pelo Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, e divulgada em 2010 pela  Medicine & Science in Sports & Exercise, do American College of Sports Medicine, mostrou que usuários frequentes dessas substâncias apresentam um risco cinco vezes maior de ter acidente vascular cerebral, parada cardíaca ou morte súbita do que a população em geral.
 

Os testes realizados em pessoas que se declararam usuários regulares revelaram redução do colesterol bom (HDL) e o aumento do ruim (LDL) e dos níveis de pressão arterial, fator que aumenta o risco de entupimento dos vasos sanguíneos cerebrais e do coração.
 

O estudo mostrou ainda que quem faz uso constante dessas substâncias eleva a possibilidade de arritmias cardíacas (alterações do ritmo cardíaco), podendo levar até a morte súbita, além do desenvolvimento de câncer no fígado, peliose hepática (que são pústulas que sangram), comprometimento dos rins.

O especialista em morfologia com ênfase em anatomia da Universidade Estadual de São Paulo Carlos Alberto Anaruma lembra que quando o assunto é saúde, aliar a busca de resultados com a pressa nunca será uma boa alternativa. “Uma pessoa que se submete a um treino e uma alimentação equilibrada para buscar ganho de massa muscular, geralmente, alcança sua meta num espaço de tempo de dois anos, com o anabolizante, esse tempo cai para três meses, mas os efeitos danosos podem ficar no corpo para o resto da vida”, completa, ressaltando que o ganho progressivo de massa impacta de modo positivo à saúde.

Com uma postura parecida, o educador físico e especialista em Reabilitação Cardíaca e em Fisiologia do Exercício Tiago Ameno destaca que os novos conceitos para a preparação do corpo apostam numa atividade voltada para o bem-estar e a qualidade de vida, a chamada Wellness. “Esse novo conceito apaga o anterior, do Fitness, estreitamente vinculado ao desempenho e à estética”, esclarece.

Hormônios  
Ameno ressalta que qualquer esteroide anabolizante causa em um organismo humano o que se chama e de “feedback negativo”, ou seja, o organismo deixa de fabricar o hormônio em sua forma natural porque percebe a entrada do mesmo hormônio, só que de forma sintética.
 

“Após um tempo, o hormônio sintético acaba (chamado de tempo de meia vida da droga ) e a produção natural é inexistente, causando uma queda significativa do metabolismo, libido, queda de força, diminuição da massa magra e elevando a possibilidade deste indivíduo fabricar mais células cancerígenas no futuro”, esclarece.
 

O educador explica que quando o uso é suspenso, há uma volta da fabricação hormonal natural masculina pelo corpo, mas sempre existe a possibilidade dos danos estarem instalados. “Além disso, pessoas que fazem uso de anabolizantes injetáveis aumentam o risco de se contaminarem com HIV e hepatite”, alerta.
 





Fígado 
O hepatologista e pesquisador da Universidade Federal da Bahia, Raymundo Paraná lembra que o fígado é um órgão esponjoso, responsável por filtrar o sangue do organismo e que nesse processo, quando alguém faz uso desses hormônios, o fígado inevitavelmente sente os impactos.

“A peliose, por exemplo, é uma doença hepática vascular induzida por drogas diversas”, explica, pontuando que os anabolizantes sobrecarregam as funções do órgão, bloqueando a saída do sangue do fígado.
 

Os vasos sobrecarregados se rompem, provocando uma hemorragia. “A doença pode ainda se associar a uma cirrose, a ruptura espontânea do fígado e a presença de tumores”, diz o médico. 
 

Na maioria das situações de peliose hepática, não há sintomas claros, em outros casos, porém, a doença evolui com icterícia(síndrome caracterizada pela coloração amarelada de pele e mucosas), aumento do fígado e insuficiência hepática, além de tumores.

Os esteroides androgênicos (anabolizantes), em especial os esteroides 17-alfa-alquilados, principalmente se utilizados acima de 40 ou 80 meses, são as drogas que mais frequentemente causam a peliose, mas além delas é comum observar o efeito das azatioprina, 6-tioguanina, cloridro de vinil e derivados do arsênico. Cerca de 75% dos casos ocorrem em homens de todas as idades, principalmente em adolescentes.

 “Com o diagnóstico e a suspensão do uso dos anabolizantes, as lesões tendem a desaparecer”, finaliza o médico Raymundo Paraná.


Agora, responda as questões:
1-O que são anabolizantes?
2-Por que as pessoas usam essas drogas de forma indiscriminada?
3-Quais as diferenças entre anabolizantes e suplementos alimentares?
4-Você concorda com a linguagem descrita na reportagem acima? As informações estão todas bem detalhadas?
5-Você conhece algum caso sobre o uso de anabolizante, em que o usuário teve complicações?
6-Investigue sobre as principais drogas usadas como anabolizantes.
7-Faça uma reportagem na rua ou bairro que você mora sobre os anabolizantes(se as pessoas usam, conhecem, causas, consequências, entre outras).
8-Crie um cartaz com as principais informações, com texto, imagens ou ilustrações e divulgue na escola.


OBS.Algumas adaptações foram feitas!





dição do dia 27/02/2013
27/02/2013 10h10 - Atualizado em 27/02/2013 10h10

Brasil tem potencial para produzir energia elétrica a partir do lixo

O tratamento do lixo no país inteiro tem potencial para a geração de energia suficiente para abastecer, por um ano, o estado de Rondônia.

Vai ser divulgado nesta quarta-feira (27) um estudo inédito sobre o potencial do Brasil para produzir energia elétrica a partir do lixo. É o chamado biogás.
O lixo pode ter um destino mais nobre do que poluir a paisagem e o meio ambiente. Para isso, ele precisa ser descartado de maneira adequada em aterros sanitários. É possível transformar os resíduos em eletricidade ou gás purificado.
O estudo da Abrelpe, a Associação de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, destaca que o tratamento do lixo no país inteiro tem potencial para a geração de mais de 280 megawatts de energia, o suficiente para abastecer, por um ano, uma população de cerca de 1,5 milhão de pessoas, como a do estado de Rondônia.
“Se nós aplicarmos a Política Nacional de Resíduos Sólidos, realmente encaminharmos esses resíduos para aterros sanitários bem operados e aproveitarmos o biogás desses aterros sanitários, em 2039 teremos 500 megawatts de potência gerado a partir do biogás do lixo”, afirma Carlos Silva Filho, diretor-executivo da Abrelpe.
No Aterro Sanitário de Gramacho, no Rio de Janeiro, há um projeto para transformar em energia o gás metano produzido pelo lixo e que continua enterrado. O metano é um gás muito nocivo ao meio ambiente, que ajuda a piorar o efeito estufa, levando ao aquecimento global.
A empresa que administra o Aterro de Gramacho está instalando cerca de 300 poços que vão aspirar o gás metano, conduzí-lo por dutos até a usina do aterro, onde será purificado e transferido para a Reduc, uma refinaria da Petrobras. Nela, o novo gás vai ser usado como combustível ou para queimar caldeiras.
“Estamos aqui sobre 60 milhões de toneladas de lixo, produzido pelos habitantes da cidade do Rio de Janeiro desde 1978. Ele corresponde ao gás consumido por 300 mil residências ao longo de 15 anos”, ressalta José Henrique Penido, diretor industrial da Comlurb.Fonte: Bom dia Brasil, REDE GLOBO.

ANABOLIZANTES: Você conhece? Usaria ? Sabe de algum caso que alguém tenha usado e tido complicações graves ou levado à morte? E os suplementos alimentares?
Lembrem-se: A vida é Química mas não pode ser explosiva! Prof. Renato Bispo

Comer insetos pode ajudar a combater obesidade, diz ONUhttp://saude.ig.com.br

Barreiras para desfrutar alimentos como iogurte ou almôndegas com larva de abelhas são puramente psicológicas, afirma relatório da entidade

Reuters * 

A simples ideia de comer besouros, lagartas e formigas pode dar arrepios, mas os autores de um relatório das Nações Unidas publicado nesta segunda-feira (13) afirmam que os benefícios do consumo de insetos nutritivos podem ajudar a combater a obesidade.
Mais de 1.900 espécies de insetos servem de alimento a seres humanos em todo o mundo, principalmente na África e na Ásia. Mas em países do Ocidente, geralmente as pessoas torcem o nariz para o sabor de gafanhotos, cupins e outros pratos crocantes como esses.






AP
Prato com insetos servido no Vietnã: para a ONU, eles são arma contra a fome e também a obesidade

Os autores do estudo realizado pelo Departamento Florestal, que faz parte do órgão da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO), dizem que muitos insetos contêm a mesma quantidade de proteínas e minerais das carnes e gorduras mais saudáveis que os médicos recomendam em dietas balanceadas.
"No Ocidente temos um viés cultural tendencioso e pensamos que, como os insetos vêm de países em desenvolvimento, não podem ser bons", disse o cientista Arnold van Huis, da Universidade de Wageningen, na Holanda, um dos autores do relatório.
Eva Muller, da FAO, observou que restaurantes na Europa começaram a oferecer pratos à base de insetos, apresentando-os aos clientes como iguarias exóticas.
O restaurante dinamarquês Noma, por exemplo, apontado em uma pesquisa como o melhor do mundo por três anos consecutivos, é conhecido por oferecer pratos com ingredientes como formigas e gafanhotos.
Muitos insetos são ricos em fibras. Além de ajudar na batalha contra a obesidade – segundo as estimativas da Organização Mundial de Saúde, quase dobrou desde 1980 e afeta cerca de 500 milhões de pessoas – a produção em larga escala desses seres depende de menos terra do que a pecuária tradicional, e gera menos gases relacionados ao efeito estufa, diz o relatório.
Essa seria também uma oportunidade de negócios e de exportação para pessoas pobres nos países em desenvolvimento, especialmente as mulheres, que na maioria das vezes são as responsáveis pela coleta de insetos nas comunidades rurais.
Segundo Van Huis, as barreiras para desfrutar alimentos como iogurte com larva de abelhas são psicológicas. Em um teste às cegas realizado por sua equipe, nove em cada dez pessoas preferiram almôndegas feitas em parte com carne e em parte com larvas em relação àquelas somente com carne.
* Por Catherine Hornby

4 comentários:

  1. Muito bom o blog Professor ;]] , só precisa economizar nas questõs né ?! HAHA, brincadeira :p - Ruthe

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Ruthe! Muito grato pelo elogio, mas fiz por causa de vocês!
    Abraço, prof. Renato Bispo

    ResponderExcluir
  3. Nossa professor, comer insetos ? chega me deu arrepios !

    ResponderExcluir
  4. Meu caro aluno, o que seria uma aula ideal pra você? Uma aula que aumentasse sua motivação e fortalecesse sua aprendizagem, como poderia ser realizada a partir das suas contribuições? Responda essa ENQUETE, por favor!

    ResponderExcluir

Veja o Brasil ao Vivo