ATIVIDADES DA III UNIDADE:
1-Fazer uma pesquisa completa sobre CINÉTICA QUÍMICA.
2-Fazer uma pesquisa sobre FOTOQUÍMICA(citando definição, principais fenômenos que ocorrem  na fotoquímica e correlacioná-los com o nosso cotidiano).Sugestão: consultar na internete o site da revista QUÍMICA NOVA ou outras fontes(faz parte o interesse pessoal e de aprendizagem!)

OBS.Cada atividade valerá 0,5 ponto!
          Todas deverão ser feitas no caderno(como sempre) e escritas com tinta azul ou preta!
Prof. Renato Bispo


ATIVIDADES DA I UNIDADE:
A PARTIR DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NA AULA EXPERIMENTAL EM SALA, RESPONDA AS QUESTÕES:
Atividade-01/2ano
1-Cite o nome de todas as substâncias usadas.
2-Cite a função de cada uma no experimento.
3-Represente a fórmula química  estrutural de cada uma.
4-Diferencie as misturas das substâncias compostas usadas.
5-Cite as observações notadas por você.

6-Pesquise sobre o processo industrial de obtenção da amônia.
7-A experiência  contribuiu para fortalecer a sua aprendizagem? Explique.8-Avalie seu professor de química e a aula realizada.Dê uma nota


Atividade-02/2ano
AS MISTURAS:
Misturas são sistemas constituídos por mais de uma substância. O ar atmosférico, a água do mar, e até água mineral são misturas. Em nosso dia a dia lidamos muito mais com misturas do que com as  substâncias puras, mesmo que nem saibamos que algumas o são.
Para entendermos melhor essa questão, é importante conhecermos o conceito de fase(aspecto), bastante simples e intuitivo. Quando olhamos para uma amostra e conseguimos detectar uma porção uniforme, com características iguais em toda sua extensão, detectamos uma fase. Pense em um copo contendo água do mar. Embora saibamos que se trata de uma mistura, não percebemos qualquer diferença na amostra, ou seja, ela possui apenas uma fase(aspecto).Pense agora em um copo contendo água e óleo. Você sabe que eles não se misturam e facilmente identificamos uma porção com água e uma com óleo. Esse sistema (amostra) possui duas fases. Importante: Fases não estão ligadas ao estado físico. Você pode, como no exemplo da água e óleo, ter duas fases líquidas no mesmo sistema.
Misturas homogêneas
São aquelas cujos componentes não conseguimos distinguir. Ela é perfeitamente uniforme, portanto monofásica. O ar atmosférico e a água do mar são exemplos de misturas homogêneas.
Misturas heterogêneas
São aquelas formadas por mais de uma fase. Nelas conseguimos distinguir mais de um componente. Água e óleo, ar e poeira, são exemplos de misturas heterogêneas.E as misturas azeotrópicas? Eutéticas? 

 Atenção alunos Agora respondam: 
1-Que são misturas? 
2-Quais os tipos? 
3-Onde encontramos as misturas no dia a dia? 
4-Como você diferenciaria uma mistura homogênea de heterogênea? 
5-Que são misturas azeotrópicas e eutéticas? 
6-Diferencie, graficamente, uma substância pura dos diferentes tipos de misturas.
Atividade-03-2ano 
1)      Como é produzido o sal que consumimos na nossa alimentação?
2)      Qual a importância do sal para o nosso organismo?
3)      Quais os problemas ocasionados pelo consumo exagerado de sal?
4)      O sal é uma mistura ou uma substância pura? Explique.
5)      Qual a importância do iodo no sal de cozinha?
6)      Há diferentes tipos de sais de cozinha? Quais?
7)   A faixa aprovada de iodo no sal é de 15mg/kg a 45 mg/kg, mas atualmente a faixa é de 20 a 60 mg/kg.Por que houve esta redução?
8)      Você concorda com a diminuição do teor de iodo no sal ou deveria educar as pessoas para consumirem menor quantidade ou produtos que não contenham elevados teores desta substância?
9)      Investigue a forma de cristalização do sal de cozinha e represente seu modelo.

10)  Há alguém na sua família que não pode ingerir sal? Por quê?
OBS.Veja o texto que está na pasta home, principal.Leia e pesquise mais para responder esta tarefa.

Atividade-04/2ano

LISTA GERAL DE EXERCÍCOS SOBRE SOLUÇÕES-EBCR-I UNIDADE
QUÍMICA/PROF.RENATOBISPO
   01) Calcule a concentração em g/L de uma solução aquosa de NaOH que em 200mL de volume estão dissolvidos 40g do soluto.
02) Calcule a concentração em mol/L do exercício anterior.

03) Uma solução de um dado soluto foi preparada a partir de 160g de água. Se o título da solução é 0,2. Calcule a massa do soluto.

04) Uma solução encerra 15g de carbonato de sódio (Na2CO3 )em 135de água e tem densidade igual a 1,1g/mL.
a) o título em massa da solução. b) a concentração da solução em g/L.
c) a concentração em mol/L.
     05. (Unaerp-SP) O propileno glicol, C3H8O2 é um líquido utilizado como umectante de doces, produtos de cacau e carne. Para se preparar 100ml de solução 3 Molar de propileno glicol, a massa a ser pesada deverá ser de:
DADOS: C = 12 ; O = 16 ; H = 1
   06. (Fatec-SP) Soro fisiológico é uma solução aquosa de cloreto de sódio a 0,9% em massa. A massa de NaCl em gramas necessária para preparar 2 litros de soro fisiológico é:
Dado: massa específica H2O = 1g/Ml
   07. Considere o NaOH sólido e puro. Calcule:
a) a massa de NaOH que deverá ser pesada para se preparar 500,0mL de solução 0,1mol/L.
b) a percentagem em massa de NaOH na solução preparada no item a.
Obs: Considere a densidade da solução igual à da água (d=1,0g/cm3).
Dado: Massa molar do NaOH = 40 g/mol
   08. (UFRJ) Pacientes que necessitam de raios X do trato intestinal devem ingerir previamente uma suspensão de sulfato de bário (BaSO4). Esse procedimento permite que as paredes do intestino fiquem visíveis numa radiografia, permitindo uma análise médica das condições do mesmo.
Considerando-se que em 500 mL de solução existem 46,6 g do sal, pede-se:
a) a concentração molar;
b) a concentração em g / L.
   09. (UEM-PR) Qual é a massa, em gramas, de hidróxido de sódio necessária para se preparar 500 mL de uma solução aquosa 2,0 mol/L?
(Dados:

   10. (Puc-MG) Na análise química de um suco de laranja, determinou-se uma
concentração de ácido ascórbico (C6H8O6) igual a 264 mg/L. Nesse suco, a concentração de ácido ascórbico, em mol/L, é igual a:H = 1; Na = 23; O = 16

  11.Deduzir a relação entre: a) C x molaridade b) C x Título , c= concentração comum!

LISTA DE QUÍMICA-REVISÃO DE SOLUÇÕES/ II UNIDADE


Colégio:______________________________________________________________
Aluno(a):_____________________________________________________________
Professor:______________________Disciplina:________________série:_________


Lista de Química –REVISÃO de Soluções 2º ano 2013 – II UNIDADE

 1.(fuvest-sp) Considere duas latas do mesmo refrigerante, uma “diet” e outra comum. Ambas contêm o mesmo volume de líquido (600 ml) são massas iguais quando vazias. A composição do refrigerante é a mesma em ambas, exceto por uma diferença: a comum contém açúcar e a “diet” não (apenas massa desprezível de um adoçante artificial).
Pesando-se duas latas fechadas do refrigerante, foram obtidos os seguintes resultados:
Amostra Massa (g)
Lata c/ refrigerante 331,2
Lata c/ refrigerante 316,2

Por esses dados, pode-se concluir que a concentração, em g/l, de açúcar no refrigerante comum é de, aproximadamente:Justifique com o cálculo
a) 0,020 b)0,050 c) 1,1 d) 2,0 e)NRA


2.(Unicamp-SP) Sabe-se que em 100 mL de leite integral há cerca de 120 mg de cálcio. Calcule a concentração de cálcio no leite em gramas por litro (g/L).



3) a)Calcule a concentração comum de uma solução de 1,5g/ml de densidade, sabendo que ela contém 25g de sulfato de amônio dissolvidos em 275g de água.b)Determine o título desta solução.



4) O soro fisiológico é uma solução de cloreto de sódio (NaCl) dissolvido em água, que tem usos na limpeza e conservação de lentes de contato, O rótulo de um soro fisiológico indica: 0,9% em massa de cloreto de sódio.
a) Considere que as densidade da solução é de 1g/ml e calcule as massas do sal e de água presentes em 0,25 litro (250 ml) do soro.




b) Se um litro desse soro forem adicionados mais 1 litro de água, qual será a concentração final dessa nova solução?



5) Um tempero muito utilizado em saladas é o vinagre. O vinagre é uma solução acética (H3CCOOH) em água, numa concentração de 4% em massa. Considere que a densidade da solução é de 1 g/ml.
a) Calcule a concentração em gramas por litro (g/l) de um frasco com 500 ml de vinagre.

b) Determine as massas de ácido acético e de água presentes nesse frasco.

6) Calcule a massa dissolvida em 5000militros de uma solução de H2SO4 cuja a concentração comum é de  9,8g/l.



7) São dissolvidos 6g de uréia(CO(NH2)2) em 180g de água. Determine o titulo da solução.


8) O coeficiente de solubilidade de um sal, numa determinada temperatura é de 68g/100gH2O Calcule a massa de uma solução saturada que contenha 17g desse sal na temperatura considerada.


9) (FAAP) Para o Ba(NO3)2 , o coeficiente de solubilidade varia com a temperatura, segundo a tabela:
   solubilidade Ba(NO3)2   g / 100 g de água   
 60 
 70 
 80 
   temperatura (°C)
 30 
 40
 50 
Determine a massa do sal necessária para preparar 500 g de uma solução aquosa saturada a 40 ºC.

10) UnB) Examine a tabela seguinte, com dados sobre a solubilidade da sacarose, C12H22O11, do sulfato de sódio, Na2SO4, e do clorato de potássio, KClO3, e julgue as afirmações abaixo em verdadeiras ou falsas. Justifique sua resposta.
Substância
Solubilidade em água (g/L)

40°C
60°C
C12H22O11
2381
2873
Na2SO4
488
453
KClO3,
12
22

0. A solubilidade de uma substância em determinado solvente independe da temperatura.
1. Uma solução aquosa de sulfato de sódio, de concentração 488 g/L, deixa de ser saturada quando aquecida a 60 °C.
2. A uma dada temperatura, a quantidade limite de um soluto que se dissolve em determinado volume de solvente é conhecida como solubilidade.
3. Nem todas as substâncias são mais solúveis a quente.

Dados: H=1,S=32,O=16,C=12,N=14





Um comentário:

  1. Socorro Soveral,eu tenho faltado as aulas :primeiro faleceu um cunhado meu,depois fiquei com um probleminha sério a gripe dessa vacina ,que me colocou na cama bonitinha,pois até hoje estou tossindo e teve também febre ,eu avisei a Paulinha e a Marguiret,também comuniquei as colegas para avisar a vocês o motivo de não está frequentando ao colégio e não está assistindo as aulas.Eu já sou um pouco rude assistindo,imagine sem assisti,espero que me compreenda e me entenda,pois até a net que eu gosto fiquei se entrar.Brigadoooo professor por me entende e fique com Deus,e bom fim de semana.

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