ATIVIDADES DA III UNIDADE:

1-Fazer uma pesquisa completa sobre FUNÇÕES OXIGENADAS(definições,principais funções, importância no dia a dia e processo de produção do álcool etílico no Brasil.
2-Fazer uma tabela no caderno e citar nome das funções, grupo funcional, exemplos e fórmula estrutural.Sugestão: Verificar no livro o exemplo de como fazer a tabela!
OBS. Fazer todas as atividades no caderno;
          Cada atividade valerá 0,5 ponto!
Prof. Renato Bispo

ATIVIDADES DA I UNIDADE:
TAREFA-01-3N12 e 3N13

EM BUSCA DO SABER +.....QUEM FOI? QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES PARA A CIÊNCIA?
1- KEKULÉ?
2- ALFRED NOBEL?
3- DUMAS? 


ATENÇÃO! Na TAREFA-01, o aluno escolherá um dos cientistas citados e fará uma pesquisa completa sobre o mesmo!
TAREFA-02- 3N12 e 3N13

Texto-01
Como surgiu a QUÍMICA ORGÂNICA?
Em 1825, o médico alemão Friedrich Wohler(1800-1882) foi trabalhar como professor e pesquisador em uma escola técnica de Berlim.No laboratório dessa escola, em 1828, realizou o experimento que o tornou famoso: a síntese da ureia.Na época, ele procurava preparar o cianato de amônio, NH4OCN,  a partir do cianeto de prata, AgCN, e o NH4Cl-dois sais inorgânicos.Veja procedimento:
1-O cianeto de prata era aquecido na presença do oxigênio do ar, formando cianato de prata.
2-O cianato formado era tratado com solução de cloreto de amônio, produzindo o cloreto de prata e cianato de amônio em solução.
3-A solução era filtrada e evaporada, restando apenas o cianato de amônio sólido que, ao ser aquecido, se transformou em cristais branco.
Daí, ele logo reconheceu os cristais como sendo de um outro composto que usava em seus experimentos: ureia!
Fato notável, pois caiu a teoria do vitalismo Berzelius-dizia que os compostos orgânicos só podiam ser obtidos a partir dos organismos vivos.
Outro fato notável-descobriu-se a ISOMERIA.

A partir do texto e pesquisas complementares, responda:
1-Pesquise um pouco mais sobre Wohler.
2-Descreva como ele contribuiu para o avanço da Química Orgânica.
3-O que foi a teoria do vitalismo? Pesquise mais.
4-Cite todas as reações ocorridas no experimento de Wohler.
5-O que é isomeria? Qual a importância no nosso dia a dia? Pesquise um fato importante na química e que esteja relacionado com a isomeria.

 TAREFA-03/3ANO
Questionário de química orgânica 
1-Feromônios: Comunicação por meio de reagentes químicos
Muitos animais comunicam-se com outros membros de sua espécie usando uma linguagem baseada não nos sons ou nem mesmo em sinais visuais, mas nos odores dos reagentes químicos chamados de feromônios que esses animais liberam. Para os insetos, isso demonstra ser o método principal de comunicação. Apesar de os feromônios serem secretados por insetos em quantidades extremamente pequenas, eles podem provocar efeitos biológicos profundos e variados. Os insetos usam alguns feromônios como atrativos sexuais para o parceiro. Outros usam feromônios como substâncias de advertência, e outros ainda secretam reagentes químicos chamados de “compostos de agregação” para fazer com que membros da espécie deles se reúnam. Frequentemente esses feromônios são compostos relativamente simples e alguns são hidrocarbonetos. Por exemplo, uma espécie de barata usa o undecano como um feromônio de agregação.
CH3(CH2)9CH3
Undecano
(feromônio de agregação da barata)

(CH3)2CH(CH2)14CH3
2-metil-heptadecano
(atrativo sexual da mariposa pintada fêmea)

Quando uma fêmea da mariposa pintada quer se acasalar, ela secreta o 2-metil-heptadecano, um perfume que a mariposa pintada macho aparentemente acha irresistível.
A respeito dos feromônios citados, é CORRETO afirmar que
A)      o composto secretado pelas baratas possui cadeia ramificada.
B)      o atrativo sexual da mariposa pintada é um alceno.
C)      o feromônio de agregação das baratas é um composto saturado.
D)      o feromônio das mariposas possui duas ramificações.
E)      o feromônio das mariposas é um composto aromático.

 

2-- Em 11 de março de 1890, químicos de várias partes do mundo reuniram-se em Berlim para comemorar o aniversário de 25 anos da publicação do químico alemão August Kekulé, sobre a estrutura cíclica do benzeno. Na ocasião, Kekulé comentou sobre as circunstâncias da elaboração de sua teoria e descreveu um episódio que, posteriormente, tornou-se um dos mais polêmicos relatos da história da química: o sonho que o influenciou na proposição da estrutura cíclica do benzeno. Veja a charge a seguir.

Disponível em: http://profcarlaquimica.blogspot.com/2010/04/charges-quimicos-famosos.html. Acesso em 01 nov. 2011. (adaptado)
Com base nas características da estrutura sonhada e proposta por Kekulé (o benzeno), é correto afirmar que
(A)    possui a mesma porcentagem em massa de carbono e hidrogênio.
(B)    possui alternância de duplas e tríplices ligações no anel.
(C)    possui cadeia fechada ramificada.
(D)    possui ora cadeia aberta, ora cadeia fechada.
(E)    possui um heteroátomo.

TAREFA-01/ II UNIDADE
Após pesquisar sobre o petróleo, responda:
a) Qual a melhor explicação para o surgimento do petróleo?
b) Qual a composição química?
c) Há diferentes tipos de petróleo? Explique.
d) Como é feita a exploração do petróleo?
e) Historicamente, onde e quando se deu a descoberta do petróleo no Brasil?
f) Qual a importância do petróleo para o mundo?
g) Podemos viver sem o petróleo? Comente.
h) Cite outras fontes de energia de grande importância no mundo, atualmente.
i)  Descreva sobre alguns desastres ambientais provocado pelo petróleo.
j) O petróleo é uma fonte de energia renovável? Explique.

OBSERVAÇÃO: Após a primeira aula sobre petróleo, você terá 8 dias para apresentar esta atividade respondida no seu caderno ao professor! e deixar um comentário no blog sobre o petróleo.

18 comentários:

  1. o petroleo foi considerado ouro negro ate mesmo ja houve algum tempo atraz conflitos ,catiane dos santos 3 ano sala 13

    ResponderExcluir
  2. No Brasil, a existência do petróleo já era computada durante os tempos do regime imperial. Nessa época, o Marquês de Olinda cedeu o direito a José Barros de Pimentel de realizar a extração de betume nas margens do rio Marau, na Bahia. Até as primeiras décadas do século XX, alguns estudiosos e exploradores anônimos tentaram perfurar alguns poços de petróleo sem obter êxito. Contudo, em 1930, o engenheiro agrônomo Manoel Inácio de Basto mudou essa situação.catiane dos santos sala 13

    ResponderExcluir
  3. Com base no relato de populares, ele teve a informação de que os moradores de Lobato, bairro suburbano de Salvador, utilizavam uma “lama preta” como combustível de suas lamparinas. Instigado por tal notícia, realizou testes e experimentos que atestavam a existência de petróleo nessa localidade. Contudo, não possuía contatos influentes que poderiam investir em sua descoberta. Persistente, em 1932 conseguiu entregar ao presidente Getúlio Vargas um laudo técnico que atestava o seu achado.

    Nessa mesma década, a descoberta de importante riqueza foi cercada por uma série de medidas institucionais do governo brasileiro. Em 1938, a discussão sobre o uso e a exploração dos recursos do subsolo brasileiro viabilizou a criação do CNP - Conselho Nacional do Petróleo. Em suas primeiras ações, o conselho determinou várias diretrizes com respeito ao petróleo e determinou que as jazidas pertencessem à União. No ano seguinte, o primeiro poço de petróleo foi encontrado no bairro de Lobato.
    catiane dos santos sala 13

    ResponderExcluir
  4. A partir dos anos 70, os três membros mais radicais da OPEP, Algéria, Líbia e Iraque, nacionalizaram suas indústrias petrolíferas para romper com a tendência imperialista desta indústria no mundo. Mas a disputa Iraque-Irã na guerra iniciada nos anos 80 foi o motivo principal para que ocorresse a segunda crise energética do mundo.
    catiane dos santos

    ResponderExcluir
  5. eja para o bem ou para o mal, o petróleo mudou a história do mundo e o estilo de vida nas sociedades.catiane

    ResponderExcluir
  6. uando falamos sobre o petróleo, muitas pessoas têm a errônea impressão de que essa substância somente apareceu na história com o advento da Revolução Industrial. Contudo, desde a Antiguidade, temos relatos que nos contam sobre a existência desse material em algumas civilizações. Os egípcios utilizavam esse material para embalsamar os seus mortos, já entre os povos pré-colombianos esse mesmo produto era pioneiramente empregado na pavimentação de estradas.jessilene sala 13

    ResponderExcluir
  7. ogo em seguida, novas prospecções governamentais saíram em busca de outros campos de petróleo ao longo do território brasileiro. No ano de 1941, o governo brasileiro anunciou o estabelecimento do campo de exploração petrolífera de Candeias, Bahia. Apesar das descobertas em pequena escala, o surgimento dessa nova riqueza incentivou, em 1953, a oficialização do monopólio estatal sobre a atividade petrolífera e a criação da empresa estatal “Petróleo Brasileiro S.A.”, mais conhecida como Petrobrás.jessilene sala 13

    ResponderExcluir
  8. O petróleo é uma fonte não renovável porque ele não está se formando atualmente. quando as recervas terminarem, não haverá como fazer mais. A maior impureza do petróleo é o enxofre (S). O enxofre depois de expelido para a atmosfera, combina-se com O e H foramndo H2SO4, ácido sulfúrico. Beijos, flores nos vasos.

    jessilene sala 13

    ResponderExcluir
  9. O mundo se prepara para diminuir a dependência do petróleo, mas enfrenta dificuldades: este é um recurso que move a economia mundial, é cobiçado por todos os países, garante o direito de ir e vir e está presente em quase tudo que nos cerca -catiane dos santos sala 13

    ResponderExcluir
  10. Em lugar de explorar petróleo no mar, a sociedade poderia decidir elevar sua eficiência em consumo de combustível. Por exemplo, se os carros e caminhões percorrerem 18 quilômetros por litro de gasolina seriam economizados milhões de barris de petróleo por ano e milhares de milhões de dólares em gasto com combustível, segundo uma análise da não governamental União de Cientistas Comprometidos.jessilene sala 13

    ResponderExcluir
  11. Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais. Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos). E os países que possuem maior número de poços de petróleo estão localizados no Oriente Médio, e, por sua vez, são os maiores exportadores mundias, Os Estados Unidos da América, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria, Canadá, Cazaquistão, China e Emirados Árabes Unidos são considerados os maiores produtores mundiais.



    Aluna: Vivian P. dos Santos
    Série/ Turma: 3°N 13

    ResponderExcluir
  12. Mais uma vez, um ótimo questionário!
    Aprendi com minhas pesquisas, que o Petróleo é uma fonte de energia usada, para vários fins. É uma das fontes de renda, mais eficientes do mundo! Também, tem um poder de destruição enorme! Ou seja, tem seu lado bom e ruim , como todas as coisas no mundo!



    Beijos, professor :*
    Aluna: Celina Neta 3ºN13

    ResponderExcluir
  13. OK, meus queridos alunos! Continuem participando e se dedicando a aprendizagem!
    Grato,
    Prof. Renato Bispo

    ResponderExcluir
  14. Estudar sobre o petróleo foi muito bom para o meu conhecimento e para os meus colegas de sala , aprendemos que ele ñ serve apenas para faz mover os automóveis, os navios, os aviões, mas, também, porque ele tem uma infinidade de aplicações e empregos, além do campo de transportes, tanto que podemos dizer que os produtos derivados do petróleo são utilizados, sob as formas mais diversas, praticamente em tudo.

    ResponderExcluir
  15. O Petroleo é um assunto muito Gostoso pra entudar
    é interessante e cada vez mais aprendendo novidades
    sobre os tipos de combustiveos ,


    o Blog Ta cada vez melhor, parabéns mais uma vez .

    Abraços !

    3º N13

    ResponderExcluir
  16. O petróleo faz parte de diversos produtos do nosso dia-a-dia. Além dos combustíveis, ele também está presente em fertilizantes, plásticos, tintas, borracha, entre outros.
    Esse óleo de origem fóssil, que levou milhões de anos para ser formado nas rochas sedimentares, se tornou a principal fonte de energia do mundo moderno. Aqui no Brasil, a maior parte das reservas está nos campos marítimos, em lâminas d’água com profundidades maiores do que as dos demais países produtores. Encontrar petróleo exigiu da Petrobras conhecimento e tecnologia, além de ousadia e criatividade.

    Analisar as técnicas existentes, adaptar, aperfeiçoar e inovar para trabalhar em um cenário inédito nos tornou referência mundial no setor. Vencer as águas profundas nos levou a mais um desafio: explorar e produzir petróleo na camada do pré-sal.,,,

    VALEWWW O BLOGGG TA 100000


    ALUNO= JOSELIO CUNHA
    SALA= 3°N13

    ResponderExcluir
  17. o petróleo foi formado através da decomposição de animais e vegetais marinhos soterrados em desabamentos da crosta terrestre em épocas remotas. A possível matéria-prima que o teria originado é o plâncton, um aglomerado de animais marinhos que foram acumulados em lugares isentos de oxigênio. Através da ação da pressão e temperatura elevadas, ao longo do tempo, formou-se o sapropel e este por sua vez deu origem ao petróleo. Essa teoria é chamada de teoria orgânica, animal e vegetal. Hoje se encontra o petróleo em “bolsões” de terrenos arenosos em grande profundidade. Esses “bolsões” podem ser encontrados em terra firme ou nas plataformas continentais oceânicas. Possivelmente 50% das jazidas, mundiais de petróleo estejam sob o mar. A Petrobras desenvolveu um dos sistemas mais eficientes de extração de petróleo nas plataformas continentais.

    Tenha um bom dia professor , aquel abraço

    João Rafael - N12

    ResponderExcluir

Veja o Brasil ao Vivo